domingo, 7 de outubro de 2007

Receitas rápidas com macedónia

Aproveitei enquanto o rolo de carne do almoço está a assar (lamento, acho que não vai haver fotos...) para vir postar umas receitinhas rápidas para as meninas prendadas da blogoesfera!
Torna-se por vezes muito complicado decidir o que cozinhar para uma refeição, especialmente depois de 9 horas de trabalho em cima. Eu tenho sempre macedónia de legumes no congelador, vários tipos até. É rápido de cozinhar, e podem-se fazer n coisas com ela.
Aqui vão algumas sugestões minhas, para que as meninas tenham muito tempo para descansar e para fazer aquelas coisinhas mimosas que eu adoro!

Empadão de legumes

Ingredientes:

- massa espiral colorida
- macedónia de legumes variados de preferência sem batata
- 1 pacote de polpa de tomate
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- queijo ralado para gratinar
- sal q.b.

Coza massa espiral suficiente para fazer duas camadas de massa num pirex. Coza também a macedónia com um pouco de sal. Numa frigideira funda, prepare um refogado com o alho e cebola e adicione a polpa de tomate. Tempere com um pouco de sal e o açúcar (eu ponho sempre açúcar quando faço algo com polpa de tomate, porque fica menos ácido). Junte a macedónia já cozida e escorrida ao molho de tomate e deixe apurar. (eu não sou muito adepta de caldos knorr, só quando estritamente necessário, mas pode substituir o sal por meio caldo de legumes). Deite a primeira camada de massa num pirex, depois os legumes com o molho, e finalize com outra camada de massa. Espalhe o queijo ralado por cima e leve a gratinar.

Nota: Há inúmeras variações para este prato. Pode servir como acompanhamento, como prato principal (que é o meu caso), ou adicionar alguma carne ao recheio (eu por vezes ponho bacon).


Legumes gratinados

- macedónia de legumes (com maior parte de bróculos e couve flor, e evite a macedónia miudinha)
- 1 pacote de molho bechamel
- sal e pimenta moída.
- 2 ovos cozidos
- 1 pacote de bacon aos pedacinhos

Coza a macedónia com sal e disponha-a num pirex. Por cima espalhe o bacon e os ovos cozidos às rodelas (eu costumo fritar o bacon sem gordura para perder um pouco da gordura que já tem). Salpique o preparado com um pouco de pimenta e espalhe por cima o molho bechamel. Leve a gratinar.

Nota: a pimenta é necessária para que o bechamel perca um pouco o sabor intenso que tem, caso contrário pode tornar-se um pouco enjoativo.

E cá estão as minhas sugestões para hoje! Espero que gostem!

Um beijo açucarado,

Cláudia

Sem comentários: