domingo, 16 de setembro de 2007

Lanche de domingo

Não contente com a minha manhã a pilotar o fogão, à tarde decidi fazer qualquer coisa para se ter por casa para comer, ao lanche ou pequeno almoço. Fiz uns scones, que é coisa que toda gente come bem. Apesar de saber que já há imensas receitas de scones, publico esta porque é extremamente fácil. Encontrei esta receita no fórum do site http://www.petiscos.com/, mas infelizmente já não consigo identificar quem a publicou, pelo que desde já peço desculpas.

Então fica aqui a receitinha:

Scones (para 15 unidades, aprox.)

Ingredientes:

- 3 chávenas de farinha com fermento
- 1 terço de chávena de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 125 gramas de margarina
- 2 ovos
- 2 terços de chávena de leite
Preparação:

- Junte a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e a margarina numa tigela grande e esfarele tudo com as mãos, misturando a margarina com a farinha até obter uma espécie de areia:
- Misture depois, à parte, os ovos com o leite. Vá despejando na areia aos poucos e amassando com as mãos, tendo o cuidado de reservar um pouco do líquido. Deverá obter uma massa homogénea. Se necessário, vá adicionando aos poucos farinha, até que a massa deixe de agarrar à tigela. Este deve ser o resultado: - Polvilhe a mesa com farinha e sobre ela estenda a massa com as mãos, de modo a que fique com 2 cm de espessura (aproximadamente).Corte os scones com um copo de boca pequena (ou chávena de café, se preferir). Estenda e corte a massa as vezes necessárias até esta acabar. - Demolhe o topo dos scones com a mistura de leite e ovos que sobrou e coloque-os num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, certificando-se de que deixa um espaço entre eles, para que cresçam sem agarrar.
- Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 200 graus, reduzindo depois para 180 graus. Deixe cozer por cerca de meia hora, ou até que fiquem dourados por cima e por baixo.

Levei 20 minutos a fazer estes scones, fora o tempo de cozedura. E o nosso lanche foi assim:

Espero que gostem da receita. É rápida e eficaz! E claro, muito saborosa... ;)
Comentário: Na receita original, a quantidade de leite era uma chávena. No entanto, sobrou-me imenso leite, pelo que reduzi a quantidade aqui.
Cláudia

1 comentário:

Romy Almeida disse...

Que delicia meninas... esses scones deviam estar de comer e chorar por mais...
Adorei o blog e vou adicionar-vos nos meus favoritos ;-)

beijinhos