domingo, 16 de setembro de 2007

Almoço de domingo

Qualquer dona de casa sabe do que estou a falar quando digo que é um autêntico malabarismo variar pratos, e ainda de modo a que agradem a toda a gente. Sendo que nem sempre tal é possível, ponho todos os meus esforços nos almoços de domingo, tentando sempre apresentar um prato diferente, e assim um pouco mais elaborado.

Eis a receita de hoje:

Carré de Porco (retirada da revista Cozinha Semanal, coleccionável 114)


Ingredientes:
- um lombo de porco
- uma farinheira
- 3 dentes de alho grandes
- 2 cebolas
- 2 dl de vinho branco
- mostarda
- uma colher de sopa bem cheia de margarina
- 1 colher e meia de salsa picada
- sal e pimenta

Preparação:

- Para esta receita prefere-se um lombo mais magro, sem muita gordura. Se tiver alguma, retire-a com uma faca. Aqui está o meu, pronto a ser temperado:

- Tempere o lombo com sal, pimenta e mostarda. Para qualquer refeição, eu recomendo o uso de pimenta em moinho. Para além de ser muito mais saboroso, porque a pimenta é moída na hora, também é mais prático, porque é mais fácil de dosear, e mais limpo.


- Num pirex, faça uma cama com as cebolas às meias-luas e dois alhos aos pedaços. Coloque o lombo temperado, regue com o vinho e deite por cima a margarina aos pedaços. Leve ao forno por quarenta minutos.
- Entretanto, prepare o recheio: coloque na picadora a farinheira (cozida e sem pele), o dente de alho que resta e a salsa.

- Pique tudo muito bem de modo a obter uma pasta homogénea e consistente.
- Depois de cozido, retire o lombo do forno e dê alguns cortes relativamente fundos por cima. Barre com a pasta. Os cortes servem para que a pasta agarre melhor e não se descole ao cortar. - Coloque o lombo novamente no forno por mais vinte minutos para tostar a cobertura. E eis o resultado final:
Agora vem o truque: reparou que o molho mudou de cor? Isto porque coloquei um pouco da cobertura no molho, para que engrosse. De outro modo, fica líquido e não apura em condições. Este é daqueles truques que não vêm nas revistas...

E depois é só servir. Hoje servi com arroz, mas também fica bem com legumes ou esparregado. Não aconselho servir com acompanhamentos fortes, porque o carré tem um sabor bastante acentuado.

Bom, e agora posso despedir-me com um BOM APETITE!

Cláudia

2 comentários:

alice disse...

Hummmm, tenho que experimentar. Adoro farinheira, e deve ficar delicioso.
Beijinhos grandes
Alice

Margarida e Cláudia disse...

Espero que goste! A farinheira da-lhe mesmo um paladar muito especial, acho q nao se vai arrepender! No outono vamos ter mais surpresas, nao deixe de dar cá um salto!
Bjos

Cláudia